4.3 Ferramentas online

4.3 Ferramentas online

Criação, edição e publicação de áudio (podcasts)

 

O podcast, ou podcasting, consiste na disponibilização de arquivos áudio ou vídeo através da internet. Em alguns casos, podcasts novos são automaticamente dados a conhecer ao “consumidor” através de um feed RSS. Transportado para a educação, o aluno recebe automaticamente num leitor de feeds ou no e-mail qualquer novo clip de áudio que seja publicado pelo professor, ou faz o download dos podcasts disponíveis num site indicado pelo professor. O formato não é novo: o programa “À luz da Razão”, na Antena 2, resultou de uma parceria com a Sociedade Portuguesa de Filosofia e teve 12 episódios, disponíveis para download e posterior audição[1]. O programa estruturava-se em torno de problemas filosóficos e abordava temas como a filosofia, os valores políticos, a justiça intergeracional, a tolerância religiosa, o livre-arbítrio, a ética, a justiça distributiva, a estética, etc.

Figura 3 À luz da razão – podcast

 

Existem vários podcasts semelhantes, sobretudo em língua inglesa, como o Philosophy Talks[2], um programa semanal no qual dois filósofos convidados discutem temas oriundos da cultura popular, desafiando os ouvintes a questionar as suas crenças sob novos pontos de vista. Philosophy Bites[3], com Roger Scruton, contém ficheiros áudio e texto. Ethic Bites é um projeto da Open University[4], também com possibilidade de descarregar ficheiros áudio e texto.

O recurso ao podcast também se aplica aos manuais escolares de filosofia, sob a forma de ficheiros áudio disponíveis para os professores e alunos que comprem o manual “Como Pensar Tudo isto?”, das edições Sebenta[5]. Num artigo publicado há já uma década, Bottentuit e Coutinho referiam que

 

“Num mundo globalizado onde o tempo é escasso, o podcast surge como uma tecnologia alternativa extremamente potente para ser utilizada a serviço do processo de ensino e aprendizagem tanto na modalidade a distância (e-learning) ou como no complemento ao ensino presencial (e-learning). De facto, o podcast permite ao professor disponibilizar materiais didácticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico. O estudante pode aceder à informação disponibilizada pelo professor e descarregá-la para o seu dispositivo móvel, utilizá-la onde e quando quiser e ainda interagir com o professor sob a forma de comentários deixados no aplicativo.” (Bottentuit Júnior e Coutinho, 2007)

 

De facto, pequenos ficheiros áudio com «resumos da matéria», incluindo conceitos e a formulação dos problemas, teorias e argumentos programáticos, podem ser um excelente recurso educativo para os alunos, que dessa forma podem – literalmente – fazer a revisão dos conteúdos no autocarro, enquanto vão a caminho da escola, através de um vulgar leitor mp3 ou no smartphone; em alternativa, o podcast serve para introduzir alguma atividade na modalidade “flipped classroom“. Dado que o ficheiro é descarregado para o dispositivo do aluno, não é necessária ligação à net para a sua audição posterior pois pode ser reproduzido inúmeras vezes. Os alunos devem ser encorajados a criar os seus próprios podcasts, num trabalho cooperativo em que diferentes podcasts são distribuídos pelos alunos de uma turma, sendo agrupados numa única publicação do blogue da turma ou noutro espaço próprio na internet, como a plataforma Moodle. Enquanto estratégia didática, trata-se de uma alternativa mais ativa do que ser o próprio professor a produzir e publicar podcasts para escuta (passiva) por parte dos alunos.

Para criar podcasts, ficheiros áudio disponíveis para download, são necessárias ferramentas digitais. Existem ferramentas específicas para gravar e editar podcasts, com vídeo ou apenas áudio, e ainda ferramentas para os publicar e disponibilizar online.

O SoundCloud[6] é um serviço de publicação de podcasts. No site deste projeto existem vários canais dedicados à filosofia, como «In Our Time: Philosophy[7]» que contém, entre outros, um podcast dedicado ao Utilitarismo, bem como outros sobre Nietzsche, Platão, Hannah Arendt, Bertrand Russell, fenomenologia, livre-arbítrio, etc. A «Philosophie Magazine» também tem um canal sobre filosofia[8]. Outros, como a Faculdade de Filosofia e Humanidades Alberto Hurtado de Santiago do Chile, disponibilizam as comunicações efetuadas pelos conferencistas dos seus eventos[9]. Os utilizadores deste serviço podem ainda criar grupos com espaços comuns que possibilitam a partilha de conteúdos. Existe uma app SoundCloud no Google Play que pode ser instalada num dispositivo móvel, como um tablet ou um smartphone[10].

Existem outros serviços, talvez menos populares. O AudioBoom[11] é um serviço profissional, com planos de subscrição pagos, com clientes como BBC, Yahoo, Premier League, etc. Tem mais opções do que o SoundCloud. O Clyp.it[12] é um serviço semelhante ao SoundCloud. Contém artigos em português sobre John Rawls[13], tolerância, etc., e permite a inserção (“embbed”) de um código HTML para publicação num blogue ou site.

Uma referência final para o Spotify[14]: No Spotify é possível encontrar podcasts e rádios dedicadas à filosofia. É o caso de «Philosophize This!»[15], de Stephen West, com mais de uma centena de episódios sobre temas como «A Escola de Frankfurt», «Sartre e Camus», «Kant e o suicídio», «Kant e o problema dos limites do conhecimento». Cada episódio tem cerca de 30 minutos durante os quais o autor apresenta as linhas principais de cada problema, tema ou autor.

Enquanto trabalho cooperativo, os podcasts potenciam competências de comunicação e implicam um intenso trabalho de análise, síntese e conceptualização.

[1] Cf. https://www.rtp.pt/antena2/destaques/a-luz-da-razao-6-feira-14h30_3582

[2] Cf. https://www.philosophytalk.org/

[3] Cf. http://www.philosophybites.com/

[4] Cf. http://www.open.edu/openlearn/whats-on/ethics-bites#

[5] Cf. http://www.leyaeducacao.com/sebenta-comopensartudoisto11/

[6] Cf. https://soundcloud.com/

[7] Cf. https://soundcloud.com/in-our-time-philosophy

[8] Cf. https://soundcloud.com/philomag

[9] Cf. https://soundcloud.com/filosofia-humanidades-uah

[10] Cf. https://itunes.apple.com/us/app/soundcloud/id336353151?mt=8

[11] Cf. https://audioboom.zendesk.com/hc/en-us

[12] Cf. https://clyp.it/

[13] Cf. https://clyp.it/xhzqniur

[14] Cf. https://www.spotify.com/pt/

[15] Cf. https://open.spotify.com/show/2Shpxw7dPoxRJCdfFXTWLE

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.