Divulgação – Oficina de Filosofia Analítica

A Oficina de Filosofia Analítica é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Filosofia Analítica e da Sociedade Portuguesa de Filosofia, com periodicidade anual. A oficina dirige-se sobretudo, mas não exclusivamente, a investigadores em filosofia analítica que estejam actualmente a preparar doutoramento ou que o tenham obtido nos últimos três anos e a investigadores bolseiros de pós-doutoramento. As contribuições podem incidir sobre qualquer tema filosófico, trabalhado na tradição analítica. Cada sessão tem início com uma apresentação de 30 minutos a cargo do autor. Seguem-se um comentário de 15 minutos e um período de discussão de 45 minutos. Há duas formas de participar na oficina: como autor de um trabalho ou como comentador. Os textos apresentados podem estar em inglês ou em português.

A Oficina é uma reunião de trabalho. Tem como objectivo facilitar o conhecimento do trabalho em curso dos participantes, permitir a discussão e crítica desse trabalho, o intercâmbio de ideias e consequentemente a ajuda mútua no trabalho de investigação dos participantes, bem como alargar as áreas de interesse de todos. Desta forma, vem preencher uma visível lacuna na comunidade filosófica portuguesa. A ênfase coloca-se principalmente na discussão e crítica pública do trabalho como um elemento essencial na formação profissional dos jovens investigadores. A criação de laços de amizade e de um sentido de uma comunidade filosófica nacional não é menos importante.

As pessoas interessadas em participar, quer na qualidade de autores, quer de comentadores, devem entrar em contacto com os contactos disponibilizados no final desta mensagem e informarem da sua disponibilidade até ao final de Abril de 2010. Dá-se preferência aos autores que nunca tenham apresentado na OFA ainda, ou que estejam em fase de preparação de tese de mestrado ou doutoramento. Os artigos devem ser enviados com um mês de antecedência para permitir aos comentadores o tempo necessário para preparar um comentário. O papel de comentador é igualmente importante, pelo que os voluntários são bem vindos.

A Oficina está aberta a todos os interessados.

Contactos:
Teresa Marques
teresamarques@fl.ul.pt

Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
http://lancog.org/teresa.html
http://disputatio.com/index.php

Blogue em http://paginasdefilosofia.blogspot.com
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.