Editora da PUC-Rio lança livro sobre clássicos da filosofia

Será lançada na próxima segunda-feira, 27 de abril, a partir das 19h, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea, a terceira edição da coleção “Os Filósofos – Clássicos da filosofia”. A obra inédita e pioneira no cenário cultural brasileiro é uma co-edição da Editora PUC-Rio com a Editora Vozes. 

A coleção destina-se a estudantes de graduação tanto da área de filosofia como de outras áreas, e pessoas que desejem se iniciar de maneira suficientemente completa em autores e questões do horizonte filosófico ocidental. 

Com o propósito de oferecer não apenas um comentário introdutório às idéias de cada clássico, mas também as suas próprias palavras, todos os textos – escritos por alguns dos maiores estudiosos brasileiros – são compostos por duas seções: 1) um ensaio claro e acessível no qual as relações do filósofo com o seu tempo, a sua filosofia, os conceitos-chave da sua reflexão, a sua influência, são delineados e explicados por um conceituado e reconhecido especialista em seu pensamento; 2) uma seleção de textos do próprio filósofo traduzidos ad hoc, especialmente para esta obra [esta segunda seção não aparece nos ensaios do terceiro volume]. 

A coleção pretende suprir a ausência de obras essenciais de base que fazem parte do património cultural de um país e de uma língua, através de um projeto inteiramente idealizado e produzido no interior do cenário filosófico brasileiro. 

O volume I – de Sócrates a Rousseau – apresenta ensaios a respeito dos seguintes filósofos: Sócrates; Platão; Aristóteles; Plotino; Santo Agostinho; São Tomás de Aquino; Ockham; Hobbes; Descartes; Espinosa; Locke; Leibniz; Vico; Hume; Rousseau. 

Já o volume II  de Kant a Popper  traz contribuições sobre as obras dos seguintes clássicos: Kant; Fichte; Hegel; Schelling; Schopenhauer; Kierkegaard; Marx; Nietzsche; Bergson; Husserl; Russell; Heidegger; Wittgenstein; Popper. O volume III ? de Ortega y Gasset a Gianni Vattimo ? é dedicado aos filósofos: Ortega y Gasset; Benjamin; Gadamer; Adorno; Lévinas; Sartre Hannah Arendt; Merleau-Ponty; Quine; Ricoeur; Rawls; Deleuze; Foucault; Habermas; Derrida; Rorty; Vattimo. 

Fonte: Assessoria de imprensa da PUC-Rio.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.