Filosofia com Crianças – Existe ou Não Existe?

Nesta actividade, as crianças participantes analisam um conjunto de imagens relativas a objectos e entidades que devem analisar quanto à sua existência ou não.

As imagens são distribuídas pelas crianças que, à vez, as colocam sobre uma mesa onde estão duas secções: a das entidades/coisas existentes e a das entidades/coisas não existentes. Esta deposição acontece alguns minutos depois de as crianças receberem a sua carta para poderem ter tempo de pensar. Exemplos do que as cartas representam: fadas, unicórnios, dragões, luz, sol, vento, Deus, ideias, sereias, tristeza, micróbios, Lua, dinossauros, música,  etc…

O objectivo desta actividade é levar as crianças participantes a reflectir sobre a existência das mais diferentes entidades, argumentando entre si sobre como é possível provar que existem ou não:

“- O vento existe?”

“- Sim!! Porque sentimos na cara!”

“- Os dragões existem?

“- Não!”

“- Existem sim! Os dragões de Komodo! Só que não cospem fogo!”

“- E os dinossauros? Existem?”

“- Agora não, mas já existiram!”

“- Como é que sabem que já existiram?”

“- Porque temos os fósseis!”

“- As fadas existem?”

“- Existem! Temos a fada dos dentes!”

“- Como é que sabes? Nunca ninguém a viu! A minha mãe diz que não existe!”

“-Então se não vemos as coisas, elas não existem?”

“- É!”

“- E os micróbios? Eles existem?”

“- Sim!!”

“- Mas como é que sabem? Não se vêem…..logo, não deveriam existir…”

“-Vemos nos microscópios!”

E a conversa decorre, com as crianças a debater entre si quando não estão de acordo às provas da existência dos objectos/entidades trabalhados.

A actividade termina com um estímulo à imaginação: Desenhar algo que ainda não existe. Nesta fase, as crianças mostram alguma resistência porque estão presas a tudo que conhecem e receiam ir para lá do que é permitido em termos de realidade. Mas gradualmente vencem a resistência e começam a imaginar criaturas e seres novos, combinando propriedades daquilo que já existe para darem origem a coisas radicalmente novas, ficando genuinamente satisfeitas consigo mesmas por conseguirem criar entidades verdadeiramente originais.

 

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com: ,
Publicado em Didática da Filosofia, Filosofia com Crianças, Páginas de Filosofia
2 comentários sobre “Filosofia com Crianças – Existe ou Não Existe?
  1. José Paulo Lopes de Oliveira Ribeiro diz:

    Gosto imenso deste tipo de atividades para trabalhar com crianças do 1º ciclo, no qual sou professor. Será que me podia aconselhar onde encontrar mais tarefas deste género?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Arquivo