Filosofia com Crianças: O Mundo das Cores

Pode haver objectos sem cor? E cores sem objectos? Que acontece às cores quando fechamos os olhos? Como podemos ter a certeza de que as cores são as mesmas sempre que fechamos os olhos? Pode haver um mundo sem cores? É possível criar cores novas? Por que razão achamos que há cores quentes e cores frias? Há cores de meninos e cores de meninas? Porquê?

O mundo das cores é fascinante para a crianças, pelo que fazer uma sessão com esta temática tem resultados garantidos em termos de participação e de curiosidade. Uma forma de começar a sessão passa por levar as crianças a escolherem cada uma a sua cor e a procurarem na sala um objecto com essa mesma cor que será mote de discussão para as questões acima identificadas.

O que mais aprecio no trabalho com este tema é a busca que as crianças empreendem no sentido de perceber como é o mundo sem cores, com respostas como “seria muito triste”, “não haveria pintores”, “não tínhamos bolos de aniversário coloridos”, bem como a dificuldade que algumas enfrentam quando têm de descobrir cores sem coisas: “temos as tintas! Não são objectos, mas têm cores!”.

Imaginar o que acontece às cores quando fechamos os olhos gera, com frequência, novas questões: “mas à noite as cores mudam, professora? É que quando fica escuro, eu acho que as coisas ficam todas pretas”, o que serve de ponto de partida para o debate sobre a permanência das cores ou sobre se estas pertencem aos objectos.

Fechar a sessão com uma actividade prática de criação de novas cores, através de diferentes misturas de cores primárias e secundárias, provoca nas crianças uma onda de entusiasmo e de descoberta que deixa vontade de voltar para uma nova sessão 🙂

É um tema que resulta bem mesmo com crianças mais pequenas, a partir dos 5 anos.

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com: , ,
Publicado em Filosofia com Crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Creative Commons
Arquivo