Programa Doutoral em Filosofia

  • CANDIDATURAS exclusivamente por VIA ELECTRÓNICA (2ª fase, de 1 a 11 de Setembro 2011) –> AQUI (no final da página, escolher “APRESENTAR CANDIDATURA”). Taxa de candidatura: 55 euros. Em caso de dificuldade com a apresentação de candidatura, contactar o Departamento de Filosofia, telef. 22 607 71 00, nos horários de expediente.
  • PROGRAMA DOUTORAL EM FILOSOFIA proporciona o aprofundamento de competências científicas e metodológicas orientadas para a produção e transmissão de conhecimento filosófico, a aquisição e aperfeiçoamento de capacidade de investigação, a preparação para o desempenho profissional de elevada qualificação, o complemento ou a realização de um percurso académico e formativo de natureza inovadora, reflexiva e crítica.
    Plano curricular de 2011-2012.
  • PROGRAMA DOUTORAL combina múltiplas vertentes ao longo dos seus 3 anos de duração: 1) formação para a investigação com corpo docente qualificado; 2) integração dos estudantes no Instituto de Filosofia, unidade de investigação classificada com Excelente e financiada pela FCT; 3) ambiente de exigência e estímulo para o estudo aprofundado; 4) autonomia e meios iniciais para a preparação e concretização de projectos de investigação; 5) oportunidade de treino na transmissão do conhecimento; 6) possibilidade de contactos e mobilidade internacionais; 7) actividades de integração com estudantes de anos precedentes; 8) apoio na candidatura a bolsas de estudo.
  • O programa doutoral está organizado pelo sistema europeu de créditos acumuláveis e transferíveis ECTS (60 UC por ano; 180 UC no total). O ano 1 constitui o “curso de doutoramento” durante o qual o estudante frequenta em cada semestre duas unidades curriculares (60 créditos). Nos 2 (máximo 4) anos sucessivos o estudante realiza investigação (120 créditos) e a tese de doutoramento, integrando investigação e actividades correlatas sob orientação de um ou mais docentes. Nafrequência a tempo parcial estes prazos duplicam
    Candidatos com preparação em Filosofia e curriculum adequados à realização de um projecto de doutoramento, avaliados pela Comissão científica do programa doutoral, podem ser dispensados de frequência do curso (1º ano), realizando o programa doutoral (180 créditos) totalmente com investigação, sob orientação de um ou mais docentes.
  • Certidões e diplomas: Pela conclusão da parte lectiva (curso = 1º ano: 60 UC) é atribuído um diploma de estudos aprofundados. A obtenção do grau de Doutor em Filosofia decorre da apresentação, defesa e aprovação de uma tese de doutoramento.
  • Este doutoramento é reconhecido para efeitos de progressão na carreira no grupo 410/Filosofia, por despacho do Secretário de Estado da Educação, de 12 de Junho de 2009, ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Básico e Secundário (DL 15/2007, de 19/01), regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04.
  • O programa doutoral presta todo o apoio necessário na apresentação de candidaturas a bolsas de estudos.

    Facebook Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.