Provas de Avaliação Externa | 2020/2021

Foi publicada a Informação-Prova geral para a avaliação externa de 2021. A Informação-Prova de Filosofia também pode ser encontrada aqui.

Eis alguns destaques:

 

INFORMAÇÃO-PROVA GERAL

Referencial das provas
Em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, na Resolução do Conselho de Ministros 53-D/2020 de 20 de julho e na Carta de Solicitação ao IAVE, I. P., n.º 1/2020, de 23 de julho, a avaliação externa tem como referenciais de base o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 143, de 26 de julho, tendo em consideração a necessidade de avaliar a capacidade de mobilização e de integração dos saberes disciplinares, com especial incidência nas áreas de competências inscritas no referido documento, e ainda as Aprendizagens Essenciais, enquanto denominador curricular comum.


Assim, de acordo com a Carta de Solicitação n.º 1/2020, de 23 de julho, e com as finalidades inerentes às provas de aferição, às provas finais de ciclo e aos exames finais nacionais, são considerados como documentos de referência na conceção das provas de avaliação externa:


a) o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

b) as Aprendizagens Essenciais.

 

Enquadramento concetual das provas de avaliação externa


À semelhança dos anos anteriores, as provas integram itens cuja resposta exige a mobilização de processos cognitivos com níveis de complexidade diferenciados:
(i) elementar, apelando, por exemplo, à memorização e à reprodução do conhecimento – (re)conhecer/repetir;
(ii) intermédio, apelando, por exemplo, à compreensão, à interpretação ou à aplicação do conhecimento em situações rotineiras – aplicar/interpretar;
(iii) complexo, requerendo, por exemplo, a formulação de juízos de valor, a argumentação ou a aplicação do conhecimento a novas situações – raciocinar/criar.


O nível de complexidade cognitiva de uma prova no seu todo, e dos itens que a integram, adequa-se ao ano de escolaridade a que se destina. Em relação à cotação dos itens, no que diz respeito às provas finais de ciclo e aos exames finais nacionais, o princípio geral que preside à distribuição da pontuação total de cada prova pelos itens que a integram
1, condicionando assim a cotação atribuída a cada item, assenta numa orientação que visa assegurar um maior equilíbrio na valorização das várias competências avaliadas e dos níveis de complexidade cognitiva requeridos. Esta orientação tem como objetivo conferir uma maior validade às provas, e, consequentemente, aos resultados que estas poderão gerar, permitindo também uma maior representatividade das aprendizagens avaliadas.


Assim, nos diferentes itens de cada prova, a cotação mais elevada é sempre igual ou menor do que o dobro da cotação mais baixa. Por exemplo, se ao item de menor cotação de uma prova forem atribuídos 6 pontos, o item de maior cotação não pode ter uma cotação superior a 12 pontos. Deste modo, as cotações de todos os itens da prova poderão situar-se no intervalo [6,12], podendo haver casos em que a cotação total da prova seja distribuída uniformemente por todos os itens.

Os critérios gerais de classificação serão publicados antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

 

INFORMAÇÃO-PROVA DE FILOSOFIA

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais de Filosofia para os 10.º e 11.º anos e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada. Não são objeto de avaliação os Módulos «Temas/problemas do mundo contemporâneo», do 10.º ano, e «Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, de arte e de religião», do 11.º ano.

Caracterização da prova

A prova inclui itens de seleção (por exemplo, escolha múltipla) e itens de construção (por exemplo, resposta restrita).Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos.As respostas aos itens podem requerer a mobilização articulada de aprendizagens relativas a mais do que um dos módulos das Aprendizagens Essenciais.A prova é cotada para 200 pontos

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

(…)

Links para download:

 

https://drive.google.com/file/d/1Z4lYWicq468AsfCBiZ7REhzGuNjUoTFC/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1-IU6k2sEdC_Tlw_JCP1Mq6h6zq2BbrWl/view?usp=sharing

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.