Quiz Show e o Carácter Moral das Acções

Quiz Show é um filme realizado por Robert Redford em 1994, baseado num caso verídico de fraude televisiva na NBC nos anos 50.

Na altura, um académico chamado Charles Van Doren participou durante várias semanas num programa televisivo chamado Twenty-One, ganhando consecutivamente até que denúncias por parte do campeão anterior, Herb Stempel, chamam a atenção das autoridades que acabam por descobrir toda a trama por detrás do concurso.

Antes e durante a sua participação no concurso, Van Doren enfrenta dúvidas quanto à legitimidade da sua fama (embora a aprecie largamente), dúvidas essas que se intensificam perante a ameaça da investigação, mas para as quais procura apresentar justificações morais, como o bem maior provocado nos mais jovens, ávidos de aprender e de frequentar as suas aulas em busca de mais conhecimento.

Um filme que permite a abordagem de perspectivas morais como as de Kant e Mill, e para a qual sugerimos a utilização do guião por nós elaborado (sob licença Creative Commons).

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com: , , , ,
Publicado em Cinema e Filosofia, Ética, Filosofia, Kant, Páginas de Filosofia, Stuart MIll

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Arquivo