Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (1988-2010)

Com este Repertório pretendemos colmatar uma lacuna, a nosso ver, relevante: o inventário de todas as obras que se produzem nas diferentes áreas filosóficas em Portugal. Começamos a partir do ano de 1988 porque os anos anteriores estão já cobertos por outro inventário (Bibliografia Filosófica Portuguesa 1931-1987, organização de Maria de Lourdes Sirgado Ganho e Mendo Castro Henriques, Verbo, 1988).
O critério que, ao longo deste Repertório, seguimos na selecção das obras foi um critério largo. Para além das obras de inequívoco cariz filosófico, academicamente reconhecidas enquanto tais, procurámos seleccionar para cada área um conjunto de obras que possa propiciar um olhar filosófico tão alargado quanto possível. Obviamente, é este um critério contestável, na medida em que abre lugar a obras cujo cariz filosófico será, para muitos, por inteiro imperscrutável. Preferimos, contudo, “errar” por excesso do que por defeito.
Uma palavra final de agradecimento ao Professor Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, que primeiramente nos exortou à concretização deste projecto, e ao Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, que editou uma primeira versão deste Repertório (2007).
Esta versão, entretanto estendida até ao ano de 2010, estará em permanente actualização.
Renato Epifânio
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.