Tertúlias Filosóficas

O que são as tertúlias filosóficas?

As tertúlias são espaços de discussão, troca de ideias e argumentos acerca de assuntos que interessam a todos osIMG_20151206_191135 envolvidos. Existe um tema/problema central, que é anunciado previamente (por exemplo, proposto ou escolhido de uma sessão para outra) com indicação de fontes e autores que possam ser consultados para enriquecer a discussão. Uma tertúlia é uma reunião de amigos, um ponto de encontro de pessoas interessadas em debater frontal mas educadamente acerca de um tema. Não é uma arena de confrontação argumentativa. O que interessa é o debate livre de ideias, e não a confrontação de pessoas.

Qual a origem das tertúlias filosóficas?

Marc Sautet foi o fundador dos cafés filosóficos em França, decorria o ano de 1992. O espírito que rege os cafés filosóficos é o da tolerância, do respeito, abertura e pluralismo. Posteriormente, desenvolveram-se outros modelos, tais como o atelier-philo e o cine-philo, que aqui agrupamos com a designação de tertúlias filosóficas. Trata-se de um instrumento para recolocar a filosofia no centro da sociedade contemporânea, através do debate livre de ideias, promovendo uma cidadania responsável.

Para que servem as tertúlias filosóficas?

Os cafés filosóficos foram alvo de alguma controvérsia, pois alguns intelectuais manifestaram-se contra o caráter espontâneo e popular do debate. Outros, como Edgar Morin, preferiram salientar que na Ágora ateniense todos podiam participar, independentemente da sua formação filosófica.

A finalidade das tertúlias filosóficas é promover a participação dos cidadãos em fóruns de debate livre e democrático, desenvolvendo a consciência da cidadania e discutindo assuntos filosóficos de interesse geral.

Onde estamos?

Páginas de Filosofia organiza tertúlias filosóficas mensais, no primeiro Domingo de cada mês, a partir das 17h 30min, na Livraria Flâneur, na Rua Ribeiro de Sousa, 229, Porto.

Facebook Comments