Escrito em 2013 e mais actual do que nunca, especialmente numa altura em que se questiona a igualdade de género e a paridade em termos de representação das mulheres na sociedade, Women in Philosophy – What Needs to Change?, organizado por Katrina Hutchison (Department of Philosophy, MacQuarie University of Australia) e Fiona Jenkins (investigadora na School of Philosophy, Australian National University) levanta questões interessantes sobre o porquê de a Filosofia ser uma área com pouca representação feminina.
Este livro reúne contributos de várias filósofas que analisam as condições da filosofia académica contemporânea, bem como as suas metodologias, cultura e características, proporcionando-nos um case study sobre os progressos lentos da integração das mulheres no domínio da Filosofia, devidos a estereótipos, discriminação e desigualdade.
É igualmente abordada a necessidade de mudar esta desigualdade na Filosofia de modo a todos podermos usufruir da contribuição feminina para a reflexão crítica e debate. Aconselho vivamente a leitura.