Sou, em princípio, contrário à clonagem porque estão elevados valores humanos em causa. Primeiro, a reprodução idêntica de uma pessoa a partir de outra, mediante manipulação genética, constituiria um empobrecimento da diversidade humana: passaríamos a ser todos iguais num igualitarismo redutor. Segundo, a clonagem seria uma manipulação grosseira das fontes da vida humana. Atentaria contra o que é pressuposto básico na geração de vida humana: o amor afectivo. A clonagem seria reprodução assexuada, de laboratório, fora do calor humano de uma relação homem-mulher e fora do contexto familiar que acolhe e educa o novo ser humano gerado como próprio, isto é, de um homem e mulher que se amam e estabelecem o ambiente para que o fruto das suas entranhas seja amado. Pela clonagem foge-se à dignificante função de ser pai e mãe: em realidade não haveria pai.Terceiro, logo a clonagem não é humana, ao contrário, é desumanizadora e despersonalizante; não respeita o ideal moral da reprodução da vida humana através da sexualidade Quarto, além do mais, pela fé, ou seja, como forma de elevarmos à mais alta dignidade a vida humana, dizemos que o ser humano, através da sua dimensão sexual, é gerador de vida humana enquanto colaborador de Deus criador. Ora, esse valor teológico da relação homem-mulher desapareceria mediante a reprodução por clonagem. Concluindo, só nos animais, em certos casos rigorosamente regulamentados em função do melhoramento da vida humana, se poderia praticar a clonagem. Por exemplo, para obter uma lã que não se consegue senão num clima habitado pela ovelha donde se reproduz o seu igual ou para conseguir ter um certo animal necessário noutro ambiente onde ele não se poderia reproduzir naturalmente.
Armindo dos Santos Vaz, in Público.
O texto está muito bem construído e é muito útil.
O pior é que se tem que pensar que quando se fala da clonagem, fala-se tambem da clonagem terapeutica e esta nao quebra nenhum dos valores referidos. Pelo contrario, a funçao desta clonagem é a descoberta de formas de curar doênças de envolvencia genetica, por exemplo o mal de parkinson.
E agora perguntamos: Sera humanamente aceitavel alguem ter a forma de te curar na sua mão, mas nao te poder dar pois o regime politico vingente proibiu toda a manipulação genetica de embrioes humanos, ou seja a clonagem reprodutiva humana e desta forma também a clonagem terapeutica?
Deixo isto para vcs pensarem
A clonagem reduz o ser humana a mais uma tecnologia científica para fins comerciais. Está sendo assim com os animais ditos irracionais e não será diferente com o ser humano.
“O próprio homem se coisifica”
Mais posts sobre este assunto em, http://paginasdefilosofia.blogspot.com/search?q=clonagem
Clonagem é um processo natural em que sao produzidas copias de outro individuo utilizando seu material gemetico(ADN).