O conceito de Responsabilidade é um dos mais interessantes a ser trabalhados com crianças porque envolve a percepção do que são comportamentos de risco, comportamentos correctos e a fronteira entre ambos.
Nesta sessão, as crianças foram confrontadas com várias situações e vídeos onde tinham de ajuizar sobre a qualidade das acções praticadas e avaliar se o comportamento dos envolvidos era correcto ou se comportava riscos para si e para terceiros, sendo considerado “irresponsável”. De um outro ponto de vista, tinham igualmente de reflectir sobre questões como:
- “Os teus pais são responsáveis por ti? O que é que isso significa?”
- “E tu? És responsável pelos teus pais? Porquê?”
- “És responsável pelas coisas que decides fazer? Porquê? E por aquelas que te acontecem?”
- “És responsável por chover?”
No final da discussão, os participantes foram confrontados com uma série de imagens que retratavam comportamentos, tendo de seleccionar em equipa aquelas que representavam comportamentos responsáveis e colá-las numa espécie de mural que elencava o que significa “Ser Responsável”.
No caso de crianças tão jovens, como as que participam nestas sessões, o ideal é que as sessões tenham uma forte componente prática ou de aplicação do que é inicialmente discutido, tal como a construção do mural acima descrito.