O Ministério da Educação e Ciência felicita os dois alunos portugueses que representaram Portugal na XXII edição das Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO) pela conquista de duas medalhas de prata. A competição decorreu entre os dias 15 e 18 de maio, em Vilnius, Lituânia, sob o tema «Emmanuel Levinas: Infinity and the Face of the Other».
Maria Beatriz Correia Santos (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, Alcabideche) e João Filipe Quintas Madeira (Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém) foram os alunos apurados, mediante uma prova específica de Filosofia e outra em língua estrangeira das III Olimpíadas Nacionais de Filosofia, as quais se realizaram em Paços de Ferreira, nos dias 7 e 8 de março do corrente ano, tendo sido selecionados para participarem nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia.
Em 2014, o evento contou com a participação de 41 países, sendo que Portugal concorre pela quarta vez consecutiva. Para além do talento dos alunos, os resultados obtidos traduzem a progressão do desempenho das equipas portuguesas neste tipo de competições e o esforço continuado de estudantes, professores e equipas de apoio e treino.
Esta foi a quarta vez que Portugal participou nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia. No primeiro ano, em 2011, Portugal participou a título condicional com o aluno José Rodrigues, que ganhou uma medalha de prata; nos dois anos seguintes os alunos portugueses obtiveram menções honrosas.
A participação da equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO) é organizada anualmente pela Associação para a Promoção da Filosofia (PROSOFOS), e com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Direção-Geral da Educação.