Filosofia com Crianças – Podes Provar que……?

Compreender as razões por detrás do que fazemos ou daquilo que existe é uma das principais preocupações das crianças e que lhes permite situarem-se num mundo em tudo grande, complexo e em permanente devir. Esta preocupação pelo rol sucessivo de “porquês?” a que todo pai e toda mãe já se habituou e que desemboca frequentemente num impasse, pode ser usado com a criança em sentido inverso, levando-a a pensar na origem e na causalidade do que a rodeia, inclusivamente de si mesma.

Além de o questionamento pela origem das coisas ser altamente benéfico para o desenvolvimento de uma mente crítica e inquisidora, a prova das afirmações e da existência é um jogo que qualquer criança gosta de fazer e que a leva a pensar sobre como conseguirá demonstrar não só as crenças que possui, como ainda de exigir a prova por parte dos outros, mostrando-se satisfeita quando há razões suficientes que lhe mostrem ser verdadeiro (ou falso!) o que lhe foi dito.

Podes provar que…? é uma actividade em que a criança deve, perante um desafio que lhe é lançado, provar aos restantes elementos da sessão de Filosofia com Crianças que determinado objecto existe, que certa crença é verdadeira ou que algo é falso. Por exemplo: Podes provar que hoje está a chover? é um desafio em que a criança procura demonstrar, caso esteja mesmo a chover, que tal é verdadeiro,  buscando elementos que atestem a sua crença de que o dia é chuvoso. Apontar para as pingas de água na janela, acompanhadas das poças de água no chão ao lado da sala e para as nuvens escuras no céu pode servir de prova aos presentes que, se concordarem com as provas apresentadas, permitem que se avance para o desafio seguinte.

O problema surge quando o desafio acarreta a prova de algo não visível ou pelo menos inacessível e aqui as crianças esforçam-se muito mais, podendo chegar-se ao consenso de que não é possível apresentar provas.

Esta actividade é extremamente divertida e mobilizadora da capacidade de justificação das crenças, podendo ser utilizada mesmo com crianças mais jovens a partir dos 5 anos.

Aqui ficam desenhos realizados pelas crianças do Infantário Carolina Michaëlis, no Porto, quando no final da actividade se lhes pediu que desenhassem algo cuja existência pudesse ser provada aos outros e algo que não pudesse ser provado. Depois de discussão, eis os resultados:

  1. Coisas cuja existência pode ser provada:
20160226_140059
Eu e a minha casa
Algo que pode ser provado: um girassol
Um girassol

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Coisas cuja existência é difícil ou impossível provar:

Um fantasma
Um fantasma
A Fada dos Dentes (com um dente a acompanhar..)
A Fada dos Dentes (com um dente a acompanhar..)

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.