Que motivos podem levar alguém a chorar? E a abraçar outra pessoa? Por que razão ou razões comemos doces?
Descobrir as razões que estão subjacentes às coisas que fazemos é um jogo muito engraçado para fazer com crianças e que as estimula a pensar nos motivos por detrás dos comportamentos evidenciados.
A dinamização passa por mostrar-lhes diversas imagens de pessoas a realizarem acções muito simples, como beber água, comer doces, dormir, chorar, entre outras, pedindo-lhes de seguida que apresentem, cada uma na sua vez, uma razão para aquele comportamento. O objectivo é fazê-las perceber que a mesma acção ou reacção pode ser um efeito provocado por várias causas. Para que a descoberta seja ainda mais completa, sugiro o jogo inverso de seguida: dar um exemplo de uma acção e procurar descobrir que diferentes reacções se pode ter perante esta. Por exemplo:
E se agora eu te batesse com muita força? Que farias? As respostas variam imenso:
Ia fazer queixa de ti; pedia-te para não tornares a fazer o mesmo; acho que chorava. E a mais comum e não menos expectável batia-te também! 😀 Deste modo, é possível ajudá-las a perceber que uma acção pode ser desencadeada por diferentes factores e que a mesma acção pode desencadear diferentes reacções. Um jogo lógico a que as crianças reagem muito bem.
Esta actividade pode facilmente ser conduzida com crianças a partir dos 5 anos.