Kirsten Jacobson, professora associada de Filosofia na Universidade do Maine (Portland), deu recentemente uma entrevista na qual descreve o seu projecto intitulado “Philosophy Across the Ages”. Este projecto consiste, conforme o nome indicia, em aproximar pessoas de diferentes escalões etários (desde crianças a reformados em lares) com discussões filosóficas sobre temas que afectam as pessoas no dia a dia.
Para esta professora, existe a ideia errada de que a Filosofia é um terreno de conceitos abstractos, com filósofos em torres de marfim. Em vez de pensarmos isto, devemos encarar a Filosofia como algo que todos fazemos e sabemos fazer bem. A Filosofia ajuda as pessoas a fazer boas decisões, não se limitando a ser teórica. O problema está em estarmos tão focados nos problemas quotidianos que nos esquecemos de que a actividade filosófica nos pode ajudar nos desafios diários.
Segndo Jacobson, uma das coisas que a Filosofia ajuda é a sermos bons argumentadores, a pensarmos de modo crítico, mas mais do que isso, ajuda-nos a ser mais plásticos e a tomar melhores decisões.
Aqui fica a entrevista na totalidade em registo áudio (18′):
Professora/Formadora.
Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.
View all posts by Clara Cardoso Pereira