4.7 Mapas de argumentos

4.7 Mapas de argumentos

Um mapa de argumentos é uma representação visual, como um esquema ou diagrama, da estrutura de um argumento ou conjunto de argumentos. É necessário identificar as teses, conclusões, premissas, objeções, contra-argumentos e refutações para construir tal mapa, o que permite uma melhor compreensão dos debates. Esta ferramenta é muito útil para o desenvolvimento do pensamento crítico[1] e, por inerência, do pensamento filosófico.

Argunet[2] é um mapa de argumentos gratuito que permite analisar e visualizar debates complexos, determinando a sua estrutura lógica e argumentativa. Os mapas podem ser partilhados na internet e prestam-se a trabalho colaborativo com vários editores. Todos os argumentos podem ser reconstruídos e analisados quanto à sua validade.

 

Figura 10 Argunet

 

 

Um mapa de argumentos construído no Argunet poderá ter um aspeto semelhante a este:

Figura 11 Mapa de argumentos

 

A utilização do Argunet implica alguma familiaridade com a aplicação. Existem manuais de apoio no próprio programa (ferramenta “Help”) e manuais disponíveis na internet[3].

O Rationale[4] é outro programa que permite a elaboração de mapas de argumentos. A versão gratuita é muito restritiva quanto às suas funcionalidades:

Figura 12 Rationale

 

A aplicação é mais intuitiva do que o Argunet. Existem fóruns de apoio e um blogue no qual são colocadas notícias relevantes, como pesquisas universitárias acerca do pensamento crítico e diversos tutoriais para utilização cabal desta ferramenta. Alguns tutoriais são em vídeo (primeiro mapa, planificação de um ensaio, exportação do mapa para outros ficheiros, impressão e partilha dos mapas). Rationale tem o apoio institucional da Universidade de Princeton.

 

 

Figura 13 Rationale 2

[1] Existe investigação empírica que comprova a eficácia dos mapas de argumentos no desenvolvimento do pensamento crítico: https://www.reasoninglab.com/wp-content/uploads/2015/10/Alvarez-Final_Version.pdf

[2] Cf. http://www.argunet.org/editor/

[3] Por exemplo, um manual em castelhano para iniciação ao Argunet em https://pt.scribd.com/document/130683426/manual-de-argunet-odt

[4] Cf. https://www.rationaleonline.com/

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.