Filosofia com Crianças: o que é ser Responsável?

O conceito de Responsabilidade é um dos mais interessantes a ser trabalhados com crianças porque envolve a percepção do que são comportamentos de risco, comportamentos correctos e a fronteira entre ambos.

Nesta sessão, as crianças foram confrontadas com várias situações e vídeos onde tinham de ajuizar sobre a qualidade das acções praticadas e avaliar se o comportamento dos envolvidos era correcto ou se comportava riscos para si e para terceiros, sendo considerado “irresponsável”. De um outro ponto de vista, tinham igualmente de reflectir sobre questões como:

  • “Os teus pais são responsáveis por ti? O que é que isso significa?”
  • E tu? És responsável pelos teus pais? Porquê?”
  • “És responsável pelas coisas que decides fazer? Porquê? E por aquelas que te acontecem?”
  • “És responsável por chover?”

No final da discussão, os participantes foram confrontados com uma série de imagens que retratavam comportamentos, tendo de seleccionar em equipa aquelas que representavam comportamentos responsáveis e colá-las numa espécie de mural que elencava o que significa “Ser Responsável”.

No caso de crianças tão jovens, como as que participam nestas sessões, o ideal é que as sessões tenham uma forte componente prática ou de aplicação do que é inicialmente discutido, tal como a construção do mural acima descrito.

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Publicado em Didática da Filosofia, Filosofia com Crianças, Páginas de Filosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Arquivo