O que é a verdade? – Nietzsche

Que é então a verdade? Um exército móvel de metáforas, de metonímias, de antropomorfismos, numa palavra, uma soma de relações humanas que foram poética e retoricamente intensificadas, transpostas e adornadas e que depois de um longo uso parecem a um povo fixas, canónicas e vinculativas: as verdades são ilusões que foram esquecidas enquanto tais, metáforas que foram gastas e que ficaram esvaziadas do seu sentido, moedas que perderam o seu cunho e que agora são consideradas, não já como moedas, mas como metal.
Nietzsche, Acerca da verdade e da mentira no sentido extramoral,
tr. Helga H. Quadrado, Relógio d’água, p. 221.
Facebook Comments

8 Comments

  1. A verdade é o molde o padrão original sobre a qual o criador criou a existência e tudo o que existe nela,
    a verdade é semelhante as leis da física,as leis da física são a verdade da física. A verdade é imutável e unica como as leis da física são.
    A verdade é o desejo realizado natural perfeito original do criador.
    a verdade é semelhante a uma avenida sinalizada que mantem a avenida existindo em harmonia sim a
    a verdade é que mantem a existência
    em harmonia, qualquer criatura consciente da existência que não
    exista na verdade é trevas porque a verdade é feita de luz , e as trevas são feitas de mentira.A verdade é semelhante a uma trilha na floresta feita para levar o caminhante ao ponto certo com segurança saia da trilha e vc se perdera,a verdade é filho da divindade o chamado criador todo poderoso único , indivisível, único que possui a vida plena e perfeita em si mesmo e doa sua vida para todos os seres da existência que andam na sua verdade que é sua vontade perfeita sim a verdade é a vontade perfeita da divindade.
    A verdade é Yeshua( o jesus judeu não o romano ) e a divindade é YHWH.A verdade deixou sua luz e se fez trevas para salvar os que estavam nas trevas , na mentira da morte ,quem tem o filho tem a vida , quem tem não tem o filho não tem a vida e vida é a conexão o fluxo continuo entre a criatura e o criador a divindade, que só é possível atra-vez da verdade.
    busque a verdade ,viva a verdade , pregue a verdade.
    Aprendeu o que é a verdade ?

  2. A verdade está no âmago do ser humano. E portanto até o mentiroso é verdadeiro no seu intimo, porque tem consciência de que mente. A verdade nos deixa nus e tem que ser controlada pela prudência para não dizermos o que não convém mesmo que isto seja verdade.

  3. A verdade é o que as pessoas dizer ser que é… ela é mutável, assim como os seres humanos, que a constrói.
    Há uma diferença entre a verdade que nos é dita e a que vemos ser verdade. Algumas pessoas não conseguem enxergar esta distinção. Temos que ver o mundo como ele REALMENTE é.
    Mas… o que é o mundo?
    O mundo é uma ilusão, que você pode se submeter a ele ou transcende-lo. Perceber que nada é verdade e tudo é permitido, que as leis não vem de divindade e sim da razão.

  4. A verdade é o que está no âmago do homem.Mas esta verdade pode ser expressa de forma dissimulada pela hipocrisia e mentira e tantos outras dissimulações para se proteger ou alcançar vantagens.

  5. A verdade é o que está no âmago do homem.Mas esta verdade pode ser expressa de forma dissimulada pela hipocrisia e mentira e tantos outras dissimulações para se proteger ou alcançar vantagens.

Comments are closed.