Can Children do Philosophy?

Estão as crianças aptas a filosofar?

A resposta não é consensual. Muitos facilitadores de Filosofia com Crianças consideram que antes dos 7,8 anos, o trabalho filosófico não produz os frutos desejados (ou porque as crianças são ainda muito imaturas, ou irrequietas para se concentrarem, etc…); outros, pelo contrário, acham que se pode começar ainda antes, a nível do ensino pré-escolar.

Apesar de vários estudos que apontam para a mais-valia do pensamento crítico em crianças, nomeadamente no desenvolvimento de competências lógicas e na fundamentação de crenças, em Portugal ainda não estamos no patamar de discussão e de implementação da Filosofia com Crianças para lá das AEC, salvo honrosas excepções.

Deixamo-vos este debate em torno das vantagens da Filosofia com Crianças, com Pete Worley:

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com:
Publicado em Filosofia com Crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Arquivo