Mestrado em Filosofia Política

Coordenador: Prof. Doutor João Cardoso Rosas

Apresentação:

Mestrado em Filosofia Política destina-se não apenas aos licenciados em  Filosofia, mas também a todos aqueles que completaram licenciaturas noutras áreas, quer sejam estudantes a tempo inteiro ou acumulem com uma actividade  profissional, e tenham especial interesse pelo estudo crítico e aprofundado das Ideias Políticas. 

O  curso engloba a análise dos temas mais relevantes da  história do pensamento político moderno e contemporâneo, assim como a  exploração cuidada das principais problemáticas da reflexão actual. Estas  últimas são organizadas em três núcleos fundamentais: as teorias da justiça  (igualdade de oportunidades, distribuição da riqueza, combate à pobreza, etc.);  as teorias do reconhecimento (multiculturalismo, feminismo, identidades  colectivas…); e as teorias da democracia (representação, participação,  deliberação, entre outros aspectos). 

Este Mestrado tem uma vertente  transfronteiriça, uma vez que parte do corpo docente provém de universidades da Galiza (Vigo e Santiago de Compostela) e de outras universidades de Espanha. O curso tem também uma dimensão mais global, beneficiando das redes de investigação e dos eventos internacionais promovidos pelo “Grupo de Teoria Política” do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

Contacte o coordenador: 

E-mail: rosas@ilch.uminho.pt

Endereço postal: Departamento de Filosofia, Instituto  de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Campus de Gualtar,  4710-057 Braga

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.