O que é um paradigma?

Um grupo de cientistas fechou 5 macacos numa jaula, colocou no centro uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria aos que estavam no chão. Depois de um certo tempo, sempre que um macaco tentava subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, já nenhum dos macacos subia a escada, apesar da tentação ser grande.
Então, os cientistas substituiram 1 dos 5 macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo desistiu de tentar subir a escada.
Um segundo macaco foi substituído, e passou-se o mesmo, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra do novato.
Um terceiro foi trocado, e a história repetiu-se.
Um quarto e, finalmente o último dos veteranos foi substituido.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de 5 macacos que, mesmo sem nunca ter tomado um banho frio, continuavam a bater nos que tentassem chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a um deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…”

“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”

Facebook Comments

1 Comment

  1. Pode ser do interesse dos leitores deste blogue…

    “Engenharia das Sociedades Artificiais e Engenharia das Sociedades Humanas”, a sexta e última conferência do ciclo “Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais”, é já na próxima segunda-feira, 7 de Julho, pelas 17:30.

    O ciclo de conferências, de natureza transdisciplinar, organizado pelo ISR – Instituto de Sistemas e Robótica (pólo do IST) e concebido como iniciativa de apoio aos projectos de Robótica Colectiva em desenvolvimento nesse Laboratório Associado, termina com a contribuição de um dos investigadores directamente empenhados nessa linha de trabalho. O Professor Pedro Lima, coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes do ISR, fará uma conferência de síntese e balanço das anteriores sessões, bem como de projecção para o futuro de interrogações que continuam abertas na temática deste ciclo.

    Mais informações sobre esta conferência, aqui, incluindo uma antevisão do conteúdo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.