Um grupo de cientistas fechou 5 macacos numa jaula, colocou no centro uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria aos que estavam no chão. Depois de um certo tempo, sempre que um macaco tentava subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, já nenhum dos macacos subia a escada, apesar da tentação ser grande.
Então, os cientistas substituiram 1 dos 5 macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo desistiu de tentar subir a escada.
Um segundo macaco foi substituído, e passou-se o mesmo, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra do novato.
Um terceiro foi trocado, e a história repetiu-se.
Um quarto e, finalmente o último dos veteranos foi substituido.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de 5 macacos que, mesmo sem nunca ter tomado um banho frio, continuavam a bater nos que tentassem chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a um deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…”
“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”
Pode ser do interesse dos leitores deste blogue…
“Engenharia das Sociedades Artificiais e Engenharia das Sociedades Humanas”, a sexta e última conferência do ciclo “Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais”, é já na próxima segunda-feira, 7 de Julho, pelas 17:30.
O ciclo de conferências, de natureza transdisciplinar, organizado pelo ISR – Instituto de Sistemas e Robótica (pólo do IST) e concebido como iniciativa de apoio aos projectos de Robótica Colectiva em desenvolvimento nesse Laboratório Associado, termina com a contribuição de um dos investigadores directamente empenhados nessa linha de trabalho. O Professor Pedro Lima, coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes do ISR, fará uma conferência de síntese e balanço das anteriores sessões, bem como de projecção para o futuro de interrogações que continuam abertas na temática deste ciclo.
Mais informações sobre esta conferência, aqui, incluindo uma antevisão do conteúdo .