TedTalk com Steven Wise: Chimps have feelings and thoughts. They should also have rights.

Hoje, que se celebra o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, apresentamo-vos esta Ted com Steve Wise, advogado activista dos direitos dos animais.

Nesta palestra, Wise explica que enveredou por esta área legal inspirado por um livro do filósofo Peter Singer e tem lutado desde os anos 80 pelo reconhecimento ético e legal dos direitos dos animais, que devem deixar de ser considerados objectos (tal como já foram ao longo da Historia mulheres, crianças e escravos) para passarem a ter personalidade jurídica.

Wise é fundador do NonHumans Rights Project, uma organização norte-americana que luta pelo reconhecimento legal de direitos a criaturas não humanas, especialmente a chimpanzés pela partilha de ADN com a espécie humana, pelo facto de já lhes ser reconhecida consciência e  autonomia, bem como autodeterminação.

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com: , , , ,
Publicado em Bioética, Divulgação, Ética

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Arquivo