The Why and How of Effective Altruism – Peter Singer

Nesta TedTalk, o filósofo Peter Singer fala daquilo que se entende por altruísmo eficaz, isto é, uma forma de ajudar os outros motivada pela emoção, mas igualmente pela razão, pela capacidade de perceber como fazer o Bem e fazê-lo da forma mais eficaz. Segundo Singer, as pessoas com formação matemática e económica e filosófica, conseguem fazê-lo melhor que as outras. Isto acontece, muito embora o senso comum insista na ideia de que a Filosofia é uma actividade desligada do mundo real, abstracta.

É possível ser-se altruísta sem possuir muito dinheiro? Pode a economia ser uma aliada da prática do Bem? Será a caridade ineficaz? Somos todos vítimas do Mito de Sísifo no que toca ao consumismo? Para ver e reflectir.

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com: , , , , , , , , ,
Publicado em Ética, Filosofia Política

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Creative Commons
Arquivo