Abertura das candidaturas ao Mestrado em Filosofia – FLUP

Mestrado em Filosofia da Universidade do Porto

2015/2016

Ramo Filosofia Contemporânea

Ramo Filosofia Medieval

Ramo Ética e Filosofia Política



Informam-se todos os interessados que de 24 de agosto a 2 de setembro de 2015 estará aberta a segunda fase de candidaturas ao Mestrado em Filosofia da Universidade do Porto , com os ramos de Filosofia Contemporânea, Filosofia Medieval e Ética e Filosofia Política (30 vagas): –> no final da página escolher “apresentar candidatura”

 

O Mestrado em Filosofia está associado ao Instituto de Filosofia da Universidade do Porto <http://ifilosofia.up.pt>, uma unidade de investigação classificada com Muito Bom pela European Science Foundation (2014). A orientação e a preparação das teses decorrem no âmbito dos grupos de investigação e projetos do Instituto de Filosofia.
O Departamento de Filosofia da Universidade do Porto conta com numerosos protocolos Erasmus, que asseguram parcerias internacionais para este Mestrado. Os grupos de investigação e projetos do Instituto de Filosofia contam também com numerosas colaborações internacionais (centros de investigação e investigadores). Membros destes centros e de universidades estrangeiras colaboram frequentemente nas atividades do Mestrado, nomeadamente na docência de seminários especiais dentro dos seminários regulares.

 

Ao inscrever-se o estudante deverá optar por um dos três ramos de especialização que funcionarão em 2015/2016 – Filosofia Contemporânea, Filosofia Medieval ou Ética e Filosofia Política. O curso envolve um ano curricular (60 créditos) e  um ano de preparação e defesa de uma dissertação (60 créditos). Em cada semestre do primeiro ano o estudante deverá realizar dois seminários do ramo de especialização que escolher, mais uma unidade curricular optativa de um dos outros ramos, num total de 30 créditos por semestre.

Ramo Filosofia Contemporânea

Em Filosofia Contemporânea propõe-se o estudo de autores e problemas em todos os domínios filosóficos na época contemporânea, com ênfase na leitura e análise direta das fontes textuais mais importantes. Dá-se relevo especial a questões relativas à mente, à ação e à linguagem, a temas de epistemologia e à área da estética e artes.

Corpo docente

 

Sofia Miguens

João Alberto Pinto

Paulo Tunhas

Eugénia Vilela

Ramo Filosofia Medieval

Em Filosofia Medieval propõe-se o estudo de autores e de temas em todos os domínios filosóficos, a partir da leitura direta das fontes textuais e da sua tradição interpretativa. A formação é orientada para a investigação científica e o ensino. A parte letiva do curso é articulada com a participação em seminários e conferências de professores convidados, nacionais e estrangeiros.

Corpo docente

 

José Meirinhos

Paula Oliveira e Silva

Ramo Ética e Filosofia Política

Em Ética e Filosofia Política estudam-se temas e autores nucleares no âmbito da reflexão aprofundada acerca das relações entre a racionalidade ética e a racionalidade política, considerando, também, a temática relativa à Antropologia Política, articulando os contributos da Antropologia Filosófica e da Ética com a problemática da interculturalidade e cidadania.

Corpo docente

 

Luís de Araújo

Celeste Natário
Taxa de candidatura: 55 euros.
Para mais informações sobre candidaturas ao mestrado, clique aqui.
Em caso de dificuldade com o registo da candidatura, contactar o Departamento de Filosofia, nos horários de expediente.

Secretariado do DF

Telef. 220427646
Torre B, piso 2, Gabinete 246: Ana González e Sandra Melo
(Horário de atendimento: 9:30-13:00 / 14:00-17:30)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.