Mestrado em Filosofia da Universidade do Porto
2015/2016
Ramo Filosofia Contemporânea
Ramo Filosofia Medieval
Ramo Ética e Filosofia Política
Informam-se todos os interessados que de 24 de agosto a 2 de setembro de 2015 estará aberta a segunda fase de candidaturas ao Mestrado em Filosofia da Universidade do Porto , com os ramos de Filosofia Contemporânea, Filosofia Medieval e Ética e Filosofia Política (30 vagas): –> no final da página escolher “apresentar candidatura”
O Mestrado em Filosofia está associado ao Instituto de Filosofia da Universidade do Porto <http://ifilosofia.up.pt>, uma unidade de investigação classificada com Muito Bom pela European Science Foundation (2014). A orientação e a preparação das teses decorrem no âmbito dos grupos de investigação e projetos do Instituto de Filosofia.
O Departamento de Filosofia da Universidade do Porto conta com numerosos protocolos Erasmus, que asseguram parcerias internacionais para este Mestrado. Os grupos de investigação e projetos do Instituto de Filosofia contam também com numerosas colaborações internacionais (centros de investigação e investigadores). Membros destes centros e de universidades estrangeiras colaboram frequentemente nas atividades do Mestrado, nomeadamente na docência de seminários especiais dentro dos seminários regulares.
Ao inscrever-se o estudante deverá optar por um dos três ramos de especialização que funcionarão em 2015/2016 – Filosofia Contemporânea, Filosofia Medieval ou Ética e Filosofia Política. O curso envolve um ano curricular (60 créditos) e um ano de preparação e defesa de uma dissertação (60 créditos). Em cada semestre do primeiro ano o estudante deverá realizar dois seminários do ramo de especialização que escolher, mais uma unidade curricular optativa de um dos outros ramos, num total de 30 créditos por semestre.
Ramo Filosofia Contemporânea
Em Filosofia Contemporânea propõe-se o estudo de autores e problemas em todos os domínios filosóficos na época contemporânea, com ênfase na leitura e análise direta das fontes textuais mais importantes. Dá-se relevo especial a questões relativas à mente, à ação e à linguagem, a temas de epistemologia e à área da estética e artes.
Corpo docente
Sofia Miguens
João Alberto Pinto
Paulo Tunhas
Eugénia Vilela
Ramo Filosofia Medieval
Em Filosofia Medieval propõe-se o estudo de autores e de temas em todos os domínios filosóficos, a partir da leitura direta das fontes textuais e da sua tradição interpretativa. A formação é orientada para a investigação científica e o ensino. A parte letiva do curso é articulada com a participação em seminários e conferências de professores convidados, nacionais e estrangeiros.
Corpo docente
José Meirinhos
Paula Oliveira e Silva
Ramo Ética e Filosofia Política
Em Ética e Filosofia Política estudam-se temas e autores nucleares no âmbito da reflexão aprofundada acerca das relações entre a racionalidade ética e a racionalidade política, considerando, também, a temática relativa à Antropologia Política, articulando os contributos da Antropologia Filosófica e da Ética com a problemática da interculturalidade e cidadania.
Corpo docente
Luís de Araújo
Celeste Natário
Taxa de candidatura: 55 euros.
Para mais informações sobre candidaturas ao mestrado, clique aqui.
Em caso de dificuldade com o registo da candidatura, contactar o Departamento de Filosofia, nos horários de expediente.Secretariado do DF
Telef. 220427646
Torre B, piso 2, Gabinete 246: Ana González e Sandra Melo
(Horário de atendimento: 9:30-13:00 / 14:00-17:30)
Abertura das candidaturas ao Mestrado em Filosofia – FLUP
Facebook Comments