Filosofia com Crianças ou para Crianças?

Uma pesquisa simples na Web revela-nos duas entradas possíveis: Filosofia com Crianças ou Filosofia para Crianças. Várias vezes ouvi a pergunta: mas afinal é “com” ou “para”?

Na verdade, Matthew Lipman , o pioneiro desta área filosófica, empregava o termo “para” no seu primeiro projecto Philosophy for Children, no final dos anos 60, e que visava ensinar competências lógicas a crianças com o intuito de as tornar mais críticas,  curiosas e até mesmo criativas.

Incentivar o questionamento e o pensamento crítico eram, para Lipman, armas fundamentais para combater a passividade a que as crianças estavam habituadas por um sistema de ensino repetitivo, que mais valorizava (valoriza?) a memorização e recitação, em detrimento de uma perspectivação crítica e da habilidade de questionar.

A Filosofia para Crianças surgiu como coadjuvante da formação de indivíduos interventivos e críticos, não tendo Lipman demonstrado preocupação com o emprego de “para”.

A adaptação da Filosofia com Crianças surgiu mais recentemente como forma de acentuar a vertente interactiva com estas, dado que às crianças é solicitado que tomem parte activa nos diálogos e até mesmo nas temáticas abordadas. Filosofar com crianças é trabalhar com elas e não para elas, evitando-se a conotação com o debitar de ideias e imposição de estratégias, algo típico numa sala de aulas tradicional.

Na realidade, quer se use “com” ou “para”, o mais importante é respeitar o ritmo de intervenção das crianças e a vontade de o fazer, bem como as temáticas abordadas, seja numa abordagem mais livre à maneira de Lipman, ou mais dirigida, à maneira de Brenifier.

Facebook Comments

Professora/Formadora. Licenciatura em Filosofia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Especialização em Igualdade de Género. Formação em Filosofia com Crianças pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Membro de SOPHIA – European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children. Formadora / Tutora em e-learning.

Marcados com: , , ,
Publicado em Páginas de Filosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Creative Commons
Arquivo