O que é a intencionalidade?

A noção nuclear na estrutura do comportamento é a noção de intencionalidade. Dizer que um estado mental tem inten­cionalidade significa apenas que ele é acerca de alguma coisa. Por exemplo, uma crença é sempre uma crença de que tal e tal coisa acontece, ou o desejo é sempre o desejo de que tal e tal coisa deveria acontecer ou, então, ter lugar. O tencionar, no sentido comum, não tem um papel espe­cial na teoria da intencionalidade. Tencionar fazer alguma coisa é apenas um tipo de intencionalidade juntamente com querer, desejar, esperar, temer e assim por diante. (…) Uma (…) característica que importa notar acerca de tais estados é que, por vezes, fazem acontecer coisas. Por exemplo, se quero ir ao cinema e vou ao cinema, normalmente o meu desejo causará o genuíno evento que representa, o ir ao cinema. Em tais casos, existe uma conexão interna entre a causa e o efeito, porque a causa é uma representação do genuíno estado de coisas que ori­gina. A causa representa e leva a cabo o efeito. Chamo a tais espécies de relações de causa e efeito casos de “causa­lidade intencional”. A causalidade intencional (…) [é] crucial para a estrutura e para a explicação da acção humana. É, de várias maneiras, inteiramente dife­rente das explicações da causalidade que surgem nos livros de textos, onde, por exemplo, uma bola de bilhar bate noutra bola de bilhar e a faz mover.

John Searle, Mente Cérebro e Ciência, tr. Artur Morão, Ed. 70, p. 74, 75.
Blogue em http://paginasdefilosofia.blogspot.com
Facebook Comments

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1995, é Professor no Ensino Secundário desde 1994/5 e Formador de professores, com o registo CCPFC/RFO-38329/17. Mestre em Ensino de Filosofia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Mestre em Pedagogia do e-learning (Universidade Aberta). Site pessoal: http://sergiolagoa.wordpress.com . Coeditor do site Mil Folhas -- http://www.milfolhas.net Contacto: aulas.sergiolagoa@gmail.com

Marcados com:
Publicado em Filosofia da ação, Glossário
Um comentário sobre “O que é a intencionalidade?
  1. Anonymous diz:

    Só não explicou que a Intencionalidade é uma propriedade de estados mentais dirigidos a obetos e estados de coisas no mundo; ou seja, o conceito.

    Obs.: Este conceito foi retirado de outra obra de Searle: “Intencionalidade”.

Creative Commons
Arquivo