Obras de filosofia em acesso aberto

É frequente surgirem muitas partilhas nas redes sociais com livros para download. No caso específico da filosofia, são referenciados muitos sites – aliás, uma simples pesquisa no google permite encontrar centenas de sites que oferecem livros gratuitos.

A verdade é que a maioria desses sites não está senão a desrespeitar direitos de autor. Através dos famosos “torrents”e outros sites de partilha, são disponibilizados livros para download sem qualquer respeito para com os direitos autorais. Isto é francamente mau, pois implica partir do princípio que o trabalho intelectual não tem valor e não deve ser remunerado. Mas os próprios autores podem ter interesse em divulgar  a sua obra, no todo ou em parte, por motivos igualmente comerciais. Trata-se de uma estratégia na qual parte dos conteúdos são disponibilizados gratuitamente e outra parte está disponível mediante pagamento.

O que está a acontecer com a indústria dos livros é o mesmo que se passou com a discográfica e com o cinema – e não é claro que alguma delas tenha conseguido recuperar ou adaptar-se aos novos canais de distribuição. Enquanto passamos por este processo de mudança, pode sempre optar por escolher sites que possuem licenças Creative Commons ou similares, como é o caso do Páginas de Filosofia, ou fazer download apenas de obras que estejam em domínio público. Eis alguns exemplos:

Boas leituras!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.