Filosofia com Crianças e os Contos Infantis I

transferirQuem não se lembra do célebre conto do Patinho Feio? Trata-se de uma história infantil que ajuda a trabalhar a empatia e o colocar-se no lugar do outro, sendo excelente para uma sessão de Filosofia com Crianças.

Através da exploração da figura do patinho, escorraçado por todos devido ao seu aspecto diferente, muito embora se destaque noutras capacidades, como   ser mais forte e mais rápido a nadar, é possível trabalhar com as crianças a exploração dos sentimentos da pequena ave e transportá-las para as vivências de quem sofre bullying ou de quem sofre discriminação.

Uma forma de o fazer pode ser pela leitura da famosa história ou mesmo pelo visionamento da animação disponível online. De seguida, as crianças são convidadas a pensar sobre o patinho com recurso a algumas questões orientadoras :

  • Por que razão o patinho é gozado por todos?
  • Como acham que o patinho se sente? Porquê?
  • Acham que a conduta dos irmãos e dos outros animais da comunidade é correcta? Porquê?

É vulgar as crianças levarem a discussão para casos concretos de outras crianças da escola ou do círculo de amigos que são vítimas de alguma forma de discriminação ou de bullying. Estes podem ser explorados, desde que haja o cuidado de fazer perceber que é importante sabermos colocar-nos no lugar do outro, sem particularizar em demasia.

Uma forma de terminar a actividade é levar as crianças a apontarem características positivas umas nas outras de modo a salientar a diversidade destas características, salientando que somos todos diferentes e que ser diferente não tem de ser uma coisa negativa. Esta actividade é indicada a partir dos 6/7 anos de idade.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.