Fim

 

[Epistemologia e Metafísica:] 1. Aquilo por que uma coisa é ou se faz; aquilo a que ela tende, consciente ou inconscientemente: “Vós não desviareis nenhum ser do seu fim” (La Fontaine). Existem fins na natureza que a razão não poderia desconhecer” (Bonnet). 2. Fito, aquilo a que tende um acto, consciente e intencionalmente. “Aquilo que é desejado por amor a isso mesmo e por sua própria bondade chama-se fim” (Bossuet). “Estamos expostos a engano quando queremos determinar os fins ou ditames de Deus” (Leibniz)
Armand Cuvillier, Vocabulário de Filosofia, Livros Horizonte

 

Facebook Comments

1 Comment

  1. Télos: no Vocabulário Grego da Filosofia de Ivan Gobry o termo Télos está definido como “fim, finalidade”:

    “Télos [tó] / τελος [το]: fim, finalidade. Sentido usual: término, acabamento. Sentido filosófico: causa final. “A natureza é fim” (Aristóteles, Fís., II, 2). Derivado: téleios / τελειος: perfeito, acabado.” (GOBRY, 2007, p. 144)

    Porém a uso em sentido mais amplo, assim como Heidegger e Emmanuel Carneiro Leão. Em Heidegger, em seu Ensaios e Conferências, Vozes, 2002, p.14, lemos:

    “É, portanto, o que finaliza, no sentido de levar à plenitude, o que, em grego, se diz com a palavra télos. Com muita freqüência, traduz-se télos por “fim”, entendido como meta, e também por “finalidade”, entendida como propósito, interpretando-se mal essa palavra grega”

    E em LEÃO, Aprendendo a Pensar, Vozes, 1992, p. 156, lemos:

    “Costuma-se traduzir télos por meta, fim, finalidade. Todavia, télos não diz nem a meta a que dirige a ação nem o fim em que a ação finda, nem a finalidade a que serve a ação. Télos é o sentido, enquanto sentido implica princípio de desenvolvimento, vigor de vida, plenitude de estruturação. Assim o télos, o sentido de toda ação, é consumar a atitude, é o sumo desenvolvimento do vigor de sua plenitude. Atitude, como a consumação de todos os sentidos das ações, to teleio taton, é pois, a perfeita integração de penhor e bem”

    A grande pergunta é se esse Télos atende a um projeto ou é simples confluência padronizada…

    Abraços e parabéns pela página…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.